segunda-feira, 31 de março de 2014

50 anos do Golpe Militar: Para não esquecermos e aprendermos com a História!


Hoje é dia de relembrarmos o luto, a mancha na História do nosso país. 
No dia de hoje, 31 de março, há 50 anos... Os militares tomaram o poder, tirando a democracia e a liberdade do povo brasileiro. Matando, exilando, censurando e torturando artistas, professores e intelectuais, com a desculpa de uma tal ameaça comunista. 
Lamentável... Que tenha ainda em 2014 brasileiros a favor dessa "Ditadura Militar, burguesia associada e violência institucional: formas bonapartistas da autocracia do capital no Brasil", segundo o Prof. Dr. Antonio Rago Filho, da PUC-SP.  
O importante é conhecermos nossa História para que os erros não se repitam. E lembrarmos que esse ano é o momento importante de praticarmos nosso direito, dever e liberdade de cidadãos, retirados de nós e reconquistados com suor e sangue derramados, por isso precisamos  saber eleger os políticos que irão nos representar nos próximos 4 anos, e pensarmos bem que tipo de história queremos e estamos escrevendo para nosso país. 
Com isso... Não posso deixar de lembrar de uma música do poeta Renato Russo...
"Vamos celebrar
A estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja
De assassinos covardes
Estupradores e ladrões
Vamos celebrar
A estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação"

3 comentários:

  1. "(...) Os militares tomaram o poder, tirando a 'democracia e a liberdade' do povo brasileiro (...)"
    Desculpe-me, professora, mas,se não fosse o "golpe militar", estaríamos, hoje, como Cuba, Venezuela, entre outros países estão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejamos, um erro não justifica o outro. No Brasil foi tirado sim a democracia e a liberdade do povo, mas como diz o prof. Dr. Rago, foi pior que uma ditadura militar, foi uma autocracia, já que para ser uma ditadura precisa ter pelo menos uma assembléia, e nesse período nem isso tivemos. Mas de fato, todo tipo de ditadura é ruim, seja ela civil, comunista ou militar, todas elas tirariam a liberdade e acabariam com a democracia, que já é tão falha. Mas antes uma democracia falha, que ainda está em formação, do que uma ditadura eficiente e corrupta, como tivemos.

      Excluir
  2. Olha excelente texto historiadora,parabéns.

    ResponderExcluir