quarta-feira, 11 de novembro de 2015

História da América: Civilização Maia


A Civilização Maia é considerada um enigma para os historiadores e arqueólogos do século XXI. Uma sociedade pré-colombiana altamente desenvolvida.
Essa civilização se localizava na América Central, Sul do México, por volta de 700 a.C a 1200 d.C. Sua História é dividida em três fases: Alvorecer (700 a. C), Expansão (900 d. C) e Crise (1200 d. C). Suas principais cidades eram Chichen-Itzá, Mayapán, Tikal, Copan, entre outras.
A sociedade Maia era um complexo de cidades- Estados autônomos, ou seja, não centralizado, porem com alguns elos culturais que veremos mais adiante. Cada Cidade-estado é governada pelo Halach e este deveria consultar o Conselho dos Anciãos, não tendo por tanto o poder supremo. Os cargos da Sociedade eram divididos entre os “Homens superiores”, que tinham a função religiosa e administrativa; os “Homens inferiores, homens comum, trabalhadores que prestavam serviço ao estado”.
A economia dos Maias era baseada na agricultura e comércio, com trocas comerciais. Existia tributo sobre o comércio e o excedente econômico, mas não havia um sistema tributário bem organizado.
Religiosamente eram politeístas e seu livro sagrado era o Popol Vuh. Suas crenças e existências eram ligadas aos astros, ao tempo cíclico e os fenômenos climáticos. Seus sacerdotes-astrônomos tinham total conhecimento e controle sobre a vida Maia. E a religião era o elo que ligava os povos Maias e era a função das pirâmides escalonadas. Não podemos esquecer também que em seus rituais praticavam sacrifícios humanos e de animais.
A cultura Maia é riquíssima e enigmática. Foram construtores de grandes monumentos e pirâmides, entre elas a mais importante é a pirâmide de kukulklan em Chichen-Itzá. Tinham grande conhecimento em arquitetura, arte e astronomia, criavam diques e terraplanagem. Suas histórias e mitos eram gravados em pedras (glifos), e símbolos que representavam sílabas ou sons. Também tinham esporte, um jogo de bola chamado Pelota, onde o vencido morre como sacrifício e é considerado herói.
Mas nada se iguala a maior criação desse povo, que até hoje é um mistério, a Roda Calendárica Maia, tão complexa e exata, cheia de profecias e controle do tempo, da matemática, da astrologia e astronomia. É chamada de Roda Calendárica por que é um conjunto de calendário, o Tzolkin, calendário sagrado de 260 dias e o Haab, o calendário Solar de 365 dias. O tempo para os Maias é cíclico e determinado, o calendário é cheio de profecias e crenças religiosas. Alias eles deixaram 7 profecias gravadas em Estelas, profecias que falam de um novo ciclo, de mudanças, de fim do mundo, mudanças climáticas, astrologias e etc. Tudo o que podemos ver e viver hoje no século XXI, por tanto são profecias e alertas.

Esses são os tão falados, mas pouco conhecidos povos Maias. Que ainda hoje nos deixam perplexos diante de tanto misticismo e complexidade de um povo pré-colombiano que deixou seu legado gravado nas estelas em forma de profecias para o mundo.

Rafaela Molina

Nenhum comentário:

Postar um comentário